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O VÍDEO NO PROCESSO DO MARKETING DIGITAL-CAPTURA

Por Felipe Medeiros, em 20/11/2017 

Olá! Estou aqui novamente para falar sobre como o vídeo pode ser utilizado em sua campanha de marketing digital. O passo que abordaremos hoje é o da CAPTURA. A fase de captura é importantíssima para a saúde da sua campanha de marketing! Você sabe o que é esta fase? Então vamos lá!

No artigo anterior abordamos a fase da atração, dedicada a capturar o olhar do público para seu produto. Mas então, imagine que um usuário qualquer, Joaquina, viu a chamada na timeline dela. O vídeo não era longo, tinha só 25 segundos, não ia atrapalhar a rotina de ninguém não é mesmo? (KKKK). Então ela viu o anúncio e ficou impressionada! Aquilo era a solução para pelo menos 90% dos seus problemas diários! O que aconteceu? Ela comprou o seu produto? NÃO. O furor e a excitação que ela sentiu durou mais ou menos uns 40 segundos. Os seus dedos logo se moveram involuntariamente, e Joaquina acabou rolando a página para baixo. 10 segundos depois, um vídeo especialmente interessante, do filhote de gato mais fofinho que ela tinha visto até então, se ocupa de varrer as memórias do seu produto para um canto esquecido da sua mente.


Para que seu produto não fique esquecido em meio a avalanche de ofertas que o seu público alvo está recebendo o tempo todo, além dos terríveis vídeos de gatinhos, como fazer com que ele não esqueça do seu produto? O objetivo é ter um contato duradouro com seu cliente, para que ele tenha contato com a sua oferta em diversas ocasiões, para que você tenha mais oportunidades de converter!

Nesta fase, se a primeira foi bem executada, o seu alvo certamente dedicará mais atenção ao seu produto, já que você já apresentou conteúdo relevante e de qualidade para ele.
 Agora é hora de aproveitar a confiança que seu futuro cliente adquiriu, e pedir para que ele dê um passo a mais. Que ele ceda suas informações de contato para estreitar as relações com você.
 
Qualquer empresa de sucesso sabe a importância de ter uma boa lista de contatos. É ela que mantém a saúde do seu funil. É ela que absorve e te passa o feedback mais valioso sobre suas inovações. E é ela também, que vai te render os melhores contratos. de clientes que acreditam de verdade no seu trabalho. Pode ter certeza disso.

Mas para chegar lá, você precisa apresentar um bom argumento para convencer ele a assinar a sua newsletter. O argumento pode ser várias coisas, uma empresa que oferece um produto muito único no mercado, e tenha muitos entusiastas de um nicho específico, pode se contentar apenas com este entusiasmo para preencher uma lista razoável de contatos. Mas mesmo esse tipo de empresa, pode ter sua campanha turbinada por mais e mais conteúdos relevantes. Esse é o momento de você oferecer benefícios para o assinante da sua newsletter. conteúdo por e-mail, acesso a uma interface no seu site, ou descontos exclusivos. Vários atrativos podem ser utilizados para convencer seu cliente.

De qualquer forma, sabemos que um grande volume de campanhas de marketing circulam pela internet a todo momento. E que nosso alvo, também é o alvo de milhares de outras empresas. Mesmo aquelas que não competem pela mesma fatia do mercado, são obrigadas a competir pelas mesmas fatias da atenção do consumidor.

Então, como podemos nos destacar para convencer nosso alvo a se tornar nosso amigo? Temos que ser amigáveis. E nós aqui da Owl Lab acreditamos que o vídeo é a melhor forma de se aproximar de uma pessoa de forma amigável e confiável dentro da internet.

A primeira qualidade que se destaca em um vídeo para ser usado na fase de captura é a oportunidade de mostrar seu rosto para seu cliente. Muitos vídeos que convidam o usuário a participar de uma newsletter ou ter um contato mais próximo com a empresa, fazem uso do SPOKESPERSON. Esse é um tipo simples de vídeo, que mostra um representante da empresa falando francamente com seu público. É a oportunidade perfeita para explicar seus diferenciais e as vantagens de estar atento ao que sua empresa está fazendo, e, ao mesmo tempo, transmitir a confiança de mostrar seu rosto para o seu público. Esse tipo de aproximação, com certeza dará um bom incremento a imagem da sua empresa na internet.

Outra qualidade que faz a diferença no vídeo marketing, é a capacidade de explicar uma ideia ou um processo. Se sua empresa tem um serviço não muito convencional, ou trabalha com uma inovação a qual o mercado não está familiarizado, ou se seu clube de contatos terá benefícios que precisem “ser desenhados” para serem explicados, você pode recorrer a uma animação. 

Importante também, em ambos os casos, é ser direto e didático. As pessoas “não tem tempo” para ficar se demorando muito em cada post, tenha isso em mente e apresente logo aquilo que você quer falar. Se o vídeo for feito para esse fim, não deve ultrapassar os dois minutos.


Por fim, o vídeo deve conter uma chamada para a ação, o famoso “Call To Action”. Sua página deve ter um pequeno formulário para que o público preencha seus dados de contato. NÃO PEÇA INFORMAÇÕES DEMAIS! Um formulário muito completo pode deixar o usuário com preguiça. O objetivo principal desta ação é conseguir um contato mais próximo com o cliente. O e-mail, o nome, e talvez o nome da empresa, já são mais do que suficientes. Pedir informações demais, nesta fase do contato, também podem deixar o usuário desconfiado. No vídeo, transmita uma mensagem clara e concisa, para que o usuário entenda mesmo que deve assinar a newsletter para ter acesso aos benefícios apresentados.

Garantir que estes benefícios funcionem de forma adequada é a outra parte da fórmula. NUTRIÇÃO é a parte do ciclo que se dedica a sua base de contatos propriamente dita. O QUE você vai oferecer a lista de contatos para que elas fiquem com água na boca pelo seu produto? E tão importante quanto, COMO você vai mostrar isso? São as perguntas que responderemos no próximo artigo.
 Para ficar atento a mais dicas de vídeo-marketing com a Owl Lab, Não esqueça de nos acompanhar no FACEBOOK e ASSINAR NOSSA NEWSLETTER logo abaixo! Logo chega mais um conteúdo fresquinho para auxiliar você a impulsionar o crescimento da sua empresa!
 
Até a próxima! o/ 

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